A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversou hoje (18) mais cedo com o primeiro-ministro do Iraque, Al Sudani, em um encontro às margens do Fórum Econômico Mundial, que acontece na cidade suíça de Davos.
“Discuti a necessidade de evitar a propagação regional da violência com o Primeiro-Ministro do Iraque, Al Sudani. Também tivemos boas conversas sobre nossa relação bilateral. A União Europeia apoia a agenda de reformas do Iraque e está buscando aumentar os investimentos. E saúdo uma boa cooperação em questões migratórias”, publicou von der Leyen em sua conta no X (antigo Twitter).
Na última segunda-feira, a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã afirmou ter atingido alvos considerados terroristas em uma região do Iraque. O Ministério das Relações Exteriores do Irã disse que uma instalação afiliada à agência de inteligência israelense Mossad foi atingida, no que descreveu como uma punição justa por ataques à segurança nacional.
A União Europeia e o Iraque têm estado em reuniões sobre um novo acordo que reforçará os controles migratórios e acelerará as deportações, o que, segundo os críticos, também irá minar os direitos dos requerentes de asilo.