Utilities, Saúde e Bancos são melhores desempenhos da renda variável, diz Genial

615

São Paulo – Em carta sobre renda variável em outubro, a Genial afirma que o mercado acionário brasileiro performou positivamente, com o Ibovespa valorizando 5,54%, assemelhando-se ao movimento das principais bolsas globais em um mês de bastante volatilidade e que foi marcado por uma mudança nas expectativas do mercado. Os analistas consideram, ainda, que a maior parte do aperto monetário já foi realizado, conforme sinalizado pelo Copom na ata da última reunião. “Esperamos dados de inflação mais comportados nos próximos meses, o que deve trazer algum alívio à curva de juros.”

Em termos setoriais, diz a Guide, as utilities, saúde e bancos foram as melhores performances do índice este mês. Do outro lado, os setores de mineração e petróleo foram os principais detratores de performance.

“Nossa carteira segue posicionada em empresas pouco alavancadas e com boa previsibilidade de geração de caixa. De forma geral, entendemos que a bolsa brasileira está precificada a múltiplos bastante atraentes, já embutindo boa parte do risco do cenário macroeconômico e político. Ao longo do mês reduzimos nossa exposição a empresas estatais.”

Isso porque, para os analistas da Genial, o cenário segue incerto, com elevada inflação global permanecendo no topo das preocupações dos agentes de mercado, sendo muito difícil prever até onde o FED precisará elevar os juros. “Nesse sentido, um “pouso suave” da economia global, embora seja possível, não nos parece óbvio nesse momento, à luz dos dados recentes”, dizem os especialistas.