Vacinação contra covid-19 deu impulso ao emprego nos EUA, diz Biden

422

São Paulo – O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que a vacinação contra a covid-19 ajudou o mercado de trabalho nos Estados Unidos a se recuperar, mas alertou que a variante Delta do coronavírus pode ser uma ameaça a esse processo de recuperação casos as pessoas insistam em não receber as doses do imunizante.

“Quando a pandemia nos atingiu, no início do ano passado, 10 milhões de norte-americanos ficaram fora do mercado de trabalho. Graças às medidas de apoio do governo e ao processo de vacinação, conseguimos acelerar a criação de vagas e recolocar as pessoas de volta ao mercado de trabalho”, disse ele em pronunciamento na Casa Branca. “Mas tudo isso pode mudar se as pessoas insistirem em não se vacinar e a variante Delta continuar se espalhando pelo país”, acrescentou.

Os comentários acontecem depois que o Departamento de Trabalho informou que a economia dos Estados Unidos criou 943 mil postos em julho e a taxa de desemprego caiu para 5,4%, de 5,9% em junho. O número de vagas criadas ficou acima da projeção dos analistas consultados pela Agência CMA, que esperavam abertura de 875,5 mil vagas. A taxa de desemprego veio abaixo da previsão, de 5,6%. As vagas de junho foram revisadas em alta, passando de 850 mil para 938 mil.

“Os dados mostram que estamos em recuperação, mas esse processo tem oscilado entre perdas e ganhos e a variante Delta segue como ameaça. Agora uma coisa é certa: o plano do governo está funcionando, está fazendo com que a economia avance. Meu governo é o primeiro a criar empregos a cada mês nos primeiros cinco meses na história dos Estados Unidos e o primeiro a gerar 4 milhões de empregos em seis meses de gestão”, afirmou.

No discurso, Biden citou as medidas de apoio fiscal adotadas por seu governo para apoiar a economia, os trabalhadores e as famílias norte-americanas e pediu que o Senado avance com a aprovação da proposta bipartidária para a infraestrutura de cerca de US$ 1 trilhão – o que deve acontecer no final de semana.

O presidente norte-americano anunciou ainda novas medidas de apoio, de olho nos distúrbios que a variante Delta pode causar no processo de recuperação da economia. Entre as medidas anunciadas por Biden está o envio de cheques para famílias com crianças a partir da próxima semana, mais recursos para pequenas empresas e apoio para a reabertura segura das escolas após as férias de verão.