Vai levar mais tempo para a inflação chegar à meta de 2%, diz Bostic

303

O presidente do Fed Atlanta, Raphael Bostic, no discurso de abertura do Financial Markets Conference organizado pelo banco, disse que a economia norte-americana está forte, e que levará mais tempo para que a inflação chegue à meta de 2%.

“A economia dos Estados Unidos se mantém saudável, assim como o mercado de trabalho. O mercado financeiro também está estável. Mas temos riscos, como as incertezas econômicas, inflação e questões geopolíticas”, afirmou.

No discurso, que foi curto, Bostic disse que ouve com frequência dúvidas sobre se a política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) é eficientemente restritiva dentro dos padrões do Comitê. “Esta pergunta é crítica. A queda da inflação no ano passado foi rápida, e agora essa queda está mais lenta, mas meu ponto de vista é que levar a inflação à meta de 2% levará mais tempo”, concluiu.

Mais cedo, em entrevista à Bloomberg TV, Bostic havia falado que sua perspectiva é que a inflação continue caindo durante este ano e o próximo.

“Minha perspectiva é que a inflação continuará a cair este ano e no próximo. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, afirmou.

Ele disse que o Fed está aberto para todas as possibilidades e há muitos cenários econômicos em pauta. “Acho que nossa posição é restritiva. Líderes empresariais me dizem que as coisas estão desacelerando, mas muito gradualmente. Levará um tempo para que esse ímpeto se manifeste na economia”.

Para ele, a economia vai continuar crescendo, e criando empregos. “O mercado de trabalho está mais suave hoje do que há 12 meses, mas ainda está aquecido”.