Vale antecipa posse de novo presidente para outubro

26
Pilha de briquete. Foto: Divulgação/Vale.

São Paulo, SP – A Vale informou que seu Conselho de Administração antecipou o início do mandato do próximo presidente da mineradora, Gustavo Pimenta, para o dia 1º de outubro. Dessa forma, o mandato de Eduardo de Salles Bartolomeo, atual presidente, será encerrado em 30 de setembro. O conselho aprovou também a nomeação, em caráter interino, de Murilo Muller, atual Diretor Global de Controladoria da companhia, para a posição de vice-presidente Executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores da Vale, com início em 1º de outubro e término até 31 de dezembro de 2024.

O conselho confirmou ainda a indicação de Heloisa Belotti Bedicks e Reinaldo Castanheira Filho para os cargos vagos de membros independentes do Conselho de Administração. A seleção foi executada com o assessoramento da consultoria Korn Ferry. A proposta de eleição será encaminhada para a Assembleia Geral Extraordinária, cuja realização está prevista para novembro de 2024. Apenas após eleitos em Assembleia, os novos membros tomarão posse e cumprirão o prazo de gestão unificado da atual composição do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 2025.

Heloisa Belotti Bedicks é uma economista e contabilista brasileira com sólida experiência em governança corporativa. É membro do Conselho Fiscal da TIM, do Conselho de Administração do Grupo Mapfre e do Comitê de Auditoria da Brasilseg e da Gasmig. Atua voluntariamente como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário, do Pacto Global da ONU e do Conselho Deliberativo da ONG Portas Abertas no Brasil.

Reinaldo Castanheira Filho é um economista brasileiro com sólida carreira profissional na
indústria mineira. Ocupou diversas posições executivas no grupo Vale, incluindo CEO do negócio Alumínio, CFO do Manganês e Diretor de Análises de Investimentos.