VALE: Cia cria Vale Ventures para investir em start-ups de negócios inovadores

498

São Paulo – A Vale criou a Vale Ventures, sua iniciativa de Corporate Venture Capital, para investir em start-ups pioneiras de todo o globo, criando novas oportunidades de negócios e tecnologias inovadoras para incorporar nas suas operações. O investimento será de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 500 milhões).

A intenção dessa iniciativa da mineradora é adquirir participações minoritárias em startups focadas em quatro temas.

A primeira é descarbonização na cadeia da mineração. A companhia informa que quer “investir em tecnologias que ajudem a Vale e seus clientes a reduzir emissões de carbono, apoiando a ambição da empresa de reduzir emissões até ser neutro em carbono até 2050.”

A segundo tema é a mineração sem resíduo, de acordo com a empresa, “reduzir a geração de resíduos e impacto ambiental dos processos, fomentando economia circular e gerando novos fluxos de receita.”

o penúltimo assunto é metais de transição energética. Por meio dessas participações minoritárias adquiridas, a companhia intenciona “acelerar capacidade de fornecer metais essenciais para transição energética e impulsionadores emergentes da demanda.”

A “mineração do futuro” é o último eixo da proposta, que pretende investir em “novas tecnologias que mudarão a forma como as mineradoras executam seus negócios”, conclui o informe da mineradora.