Vale retoma operações da planta de níquel de Onça Puma (PA)

150
Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais. Foto: Agência Vale

São Paulo, SP – A Vale informou que o fornecimento de energia para a usina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no Pará, foi restabelecido ontem à noite, dentro do esperado, e que o ramp-up das operações foi iniciado, com normalização de atividades esperada nos próximos dias.

No último dia 5 de outubro, a usina foi paralisada devido a danos na rede de transmissão de energia da companhia elétrica local após forte vendaval. Não houve registro de incidentes quanto à segurança dos empregados, das comunidades vizinhas ou dos ativos da Vale no local.

De forma preliminar, a Vale estima um impacto de 1,5 a 2,0 kt na produção de níquel no quarto trimestre de 2024, que não implica mudança no guidance fornecido pela empresa para 2024, de 153-168 kt. A Companhia seguirá avaliando os impactos da paralisação na produção de níquel de Onça Puma e as medidas necessárias para a retomada dos processos operacionais afetados. A Vale manterá o mercado informado sobre desdobramentos materiais na operação de Onça Puma.