Venda de aços planos recua 8% em janeiro em base anual para 298,5 mil t

488

São Paulo – As vendas de aços planos caíram 8,1% em janeiro em relação ao mesmo período de 2020, ficando em 298,5 mil toneladas, segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Na comparação mensal, houve alta de 14,2%, frente a dezembro, quando foram vendidas 261,5 mil toneladas.
No mês passado, as compras de aços planos recuaram 10%, em base de comparação anual, para 302,4 mil toneladas. Com relação a dezembro, em que foram compradas 248,6 mil toneladas, as aquisições aumentaram 21,7%.
Em janeiro, os estoques aumentaram 0,5% perante dezembro, atingindo o montante de 818,1 mil toneladas. O giro dos estoques fechou em 2,7 meses.
As importações avançaram 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com volume de 169,9 mil toneladas. Ante o mês anterior, houve avanço de 5,5% nos embarques.
Para fevereiro, a expectativa do Inda é de crescimento de 5% em compras e vendas, em relação a janeiro.
Segundo o presidente da entidade, Carlos Jorge Loureiro, segundo maior exportador do Brasil é a Rússia, sendo o país que apresenta os melhores preços. “Se houver algum movimento grande de sanção que dificulte a comercialização dos produtos da Rússia e até da Ucrânia, que são players importantes do setor, o mercado lá fora se fortalece, e os preços devem aumentar”, disse o presidente da Inda, que considera que pode ter um impacto positivo nos preços dos produtos russos.