Vendas do Carrefour Brasil crescem 4,8% no 3° trimestre de 2024

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo, SP – O Carrefour Brasil informou que as vendas consolidadas do terceiro trimestre de 2024 totalizaram R$ 29,5 bilhões, alta de 4,8% em relação ao mesmo período
do ano passado, com crescimento de vendas no critério mesmas lojas (LfL) de 5,6% no Atacadão, 7,1% ex-gasolina no Carrefour Varejo e 3,2% no Sams Club. A inflação alimentar média no trimestre foi de 5%, fechando o período em 6,3% em setembro, apesar de uma deflação de 1,5% e 0,7% em comparação a julho e agosto, respectivamente.

O E-commerce atingiu GMV de R$ 3 bilhões (10,5% das vendas), alta de 21% em relação ao terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo crescimento de 39,7% nas vendas 1P alimentar, chegando a R$ 1,8 bilhão no trimestre. Já as vendas no Cash & Carry totalizaram R$ 21,4 bilhões, crescimento de 8,3% em comparação ao terceiro trimestre de 2023, refletindo o crescimento das vendas LfL de 5,6% e expansão de 2,4%, com adição de 13 novas lojas do Atacadão nos últimos 12 meses.

“Como subconjunto do nosso desempenho LfL, as antigas lojas do Grupo BIG convertidas em Atacadão, que respondem por 12% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento LfL de 14% no trimestre, maturando conforme esperado. A dinâmica de volumes foi positiva no trimestre, apesar da desaceleração sequencial no consumo, especialmente de clientes B2B, em razão do impacto da deflação mês a mês ocorrida em julho e agosto. Alcançamos um volume de vendas muito forte em setembro quando comparado aos 2 meses anteriores, o que ajudou o Atacadão em atingir crescimento
LfL acima do mercado durante o trimestre”, explicou a companhia.

As vendas do varejo totalizaram R$ 6,4 bilhões, queda de 7,9% na comparação anual, explicado pela redução de 22% na área de vendas combinado com o crescimento de LfL ex-gasolina de 7,1% (6,5% incluindo gasolina). Tanto o segmento alimentar quanto o não alimentar apresentaram crescimento LfL similar de 7,6% a/a e 6,2% a/a, respectivamente. A penetração das vendas do digital no varejo atingiu 20,2% no trimestre (+1,4 p.p. a/a), no e-commerce alimentar a penetração foi de 10,2% (+2,8 p.p. a/a).

Como parte do plano para otimização do portfólio de ativos e simplificação da estrutura para a bandeira, foram convertidas 18 lojas do Varejo (13 hipermercados + 5 supermercados) em lojas Atacadão e Sams Club e outras 126 lojas (16 hipermercados e 110 supermercados) foram fechadas nos últimos 12 meses, assim como o fim da parceria no estado de Minas Gerais para operação de 15 supermercados.

O Banco Carrefour faturou R$ 17,1 bilhões, alta de 13,2% na comparação anual, pelo crescimento de 17% no faturamento do cartão Atacadão e de 7,7% no faturamento do cartão Carrefour. O cartão Sams Club continuou a maturar, com faturamento crescendo 79,9% a/a, atingindo R$ 550 milhões

VENDA DE IMÓVEIS

O Carrefour Brasil informou que fechou um acordo com o Fundo de Investimento Imobiliário Guardian Real Estate para a venda de 15 imóveis próprios onde estão localizadas lojas operadas pela companhia ou suas afiliadas sob a bandeira Atacadão, com valor total de R$ 725 milhões.

Segundo o comunicado, a companhia irá celebrar contratos de locação na modalidade sale-leaseback, com prazo inicial de 13 anos, renováveis por períodos adicionais de 5 anos anos, garantindo a continuidade de suas operações. As despesas com aluguel desses imóveis serão de aproximadamente R$ 4,8 milhões por mês (cap rate de 8%).

A operação está sujeita a condições precedentes usuais neste tipo de transação, incluindo aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é que a operação seja fechada ainda no exercício social de 2024.

“A operação está alinhada com a estratégia do Grupo Carrefour Brasil de destravar valor de portfólio imobiliário, com foco na monetização dos ativos, maximização dos retornos para seus acionistas e melhor alocação de capital. O Grupo continua avaliando outras operações envolvendo o restante de seus ativos imobiliários”, concluiu o comunicado.