São Paulo – As vendas do comércio varejista restrito, que excluem veículos e material de construção, caíram 1,3% em dezembro ante novembro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio sensivelmente abaixo da previsão de -0,2%, conforme mediana das estimativas coletadas pelo Termômetro CMA.
Na comparação com dezembro de 2023, as vendas no varejo subiram 1,3%, abaixo da mediana das estimavas de +2,9% coletadas pelo Termômetro CMA.
Esta queda de 1,3% no volume de vendas do comércio varejista na passagem de novembro para dezembro de 2023 teve taxas positivas em seis das oito atividades pesquisadas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,1%), Móveis e eletrodomésticos (-7,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,5%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,5%).
Por outro lado, entre novembro e dezembro de 2023, dois dos oito grupamentos pesquisados mostraram queda: Combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).
Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, Veículos, motos, partes e peças recuaram 4,5% entre novembro e dezembro, enquanto Material de construção teve retração de 0,4%.
Frente a dezembro de 2022, o varejo apresentou quatro setores com resultados positivos: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,8%), Tecidos, vestuário e calçados (0,4%) e Combustíveis e lubrificantes (0,2%).
Por outro lado, três atividades apresentaram queda: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,9%), Móveis e eletrodomésticos (-3,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,4%).
No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve alta de 7,0%, Material de construção caiu 2,8% e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve alta de 2,7% em relação a dezembro de 2022.