Vendas no varejo caem 24,1% em junho em base anual, segundo ICVA

878

São Paulo – O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou que as vendas do setor em junho caíram 24,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação do período. Em termos nominais, que não fazem este ajuste, a queda foi de 22,9%.

O superintendente-executivo de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, disse que, apesar da queda em termos anuais, o varejo está se recuperando gradualmente e teve resultados melhores do que os observados em maio.

“Aparentemente o pior da pandemia já passou. Destaca-se nessa recuperação o bloco de Bens Duráveis, que apresentou as maiores acelerações do mês. Os setores que mais chamam atenção são Móveis, Eletro e Lojas de Departamento e Vestuário. Em contrapartida, o setor de Serviços, apesar de leve recuperação, ainda apresenta quedas significativas no período”, afirmou.

No segundo trimestre, as vendas no varejo descontando a inflação caíram 30,3% em relação a igual período de 2019, enquanto no primeiro semestre o declínio foi de 16,0%. Em ambos os casos, os resultados foram os mais fracos desde que o indicador passou a ser compilado, em 2014.