Vendas no Varejo caem 4,1% em outubro, segundo ICVA

575

São Paulo, SP – As vendas no Varejo em outubro de 2023 caíram 4,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). É o quarto mês seguido de queda. Em termos nominais, que espelham
a receita de vendas observadas pelo varejista, a queda foi de 1,2%.

Os três macrossetores (Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços) registraram baixa. Serviços foi o que mais caiu, com 7,1%, afetado principalmente pelo resultado de Bares e Restaurantes. A retração do faturamento de Bens Não Duráveis foi de 3,5%, influenciado
pelo setor de Varejo Alimentício Especializado. Já em Bens Duráveis e Semiduráveis, cujas vendas caíram 3,2%, o principal responsável foi o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos.

Efeitos de calendário contribuíram para a retração. Outubro de 2023 teve um sábado a menos que o mesmo mês de 2022 dia tradicionalmente forte para o Varejo. O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que ocorreu em uma quinta ante uma quarta no ano anterior, também trouxe impacto negativo.

“A queda de outubro tem relação com efeitos de calendário e troca de dias. Além disso, é possível que o estímulo ao consumo proporcionado pelos empréstimos federais concedidos a pessoas físicas em outubro do ano passado tenha colaborado para uma base de comparação mais elevada”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

INFLAÇÃO

O Indice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,21% para o mês de outubro. Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do aumento de preço das passagens aéreas. Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em outubro foi de 3,1%.

REGIÕES

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a outubro de 2022 foram: Sudeste (-2,8%), Sul (-3,0%), Centro-Oeste (-3,2%), Nordeste (-3,6%) e Norte (-3.8%). Pelo ICVA nominal que não considera o desconto da inflação e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram: Sul (+0,3%), Centro Oeste (+0,1%), Sudeste (0,0%), Norte (-0,3%) e Nordeste (-0,5%).