Vendas no varejo da eurozona sobem 0,4% em setembro ante agosto

953

São Paulo – As vendas no varejo dos países que compõem a zona do euro aumentaram 0,4% em setembro na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais. Na comparação com o ano anterior, houve queda de 0,6%. Os dados foram divulgados pela agência de estatísticas Eurostat. A previsão era de queda de 0,4% em base mensal.

No conjunto dos países que integram a União Europeia (UE), as vendas no varejo subiram 0,4% na comparação mensal e caíram 0,3% em termos anuais.

Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos mensais foram registados na Áustria (+3,9%), Malta (+1,7%) e Polônia (+1,4%). As maiores quedas foram observadas na Eslovênia (-3,7%), Irlanda e Portugal (ambos -2,0%) e Eslováquia (-1,3%).

“É improvável que o aumento de setembro nas vendas no varejo da zona do euro seja sustentado. A queda da renda real e a confiança do consumidor no fundo do poço sugerem que os gastos das famílias cairão acentuadamente durante o inverno. No entanto, a inflação dos preços no varejo deve permanecer muito alta”, dizem os analistas da Capital Economics.