Vendas no varejo sobem 0,6% em setembro, aponta Índice Cielo

476

São Paulo – O Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou que as vendas do setor subiram 0,6% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação do período. Em termos nominais, sem ajuste, a alta foi de 13,8%.
Desconsiderando os efeitos de calendário, a alta seria de 1% descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o ICVA apresentou elevação de 14,2%.
“Setembro foi o sexto mês seguido de crescimento nas vendas do Varejo. Os destaques são os setores de serviços, como Turismo e Transporte e Alimentação – Bares e Restaurantes, beneficiados pelo abrandamento das medidas de isolamento. No entanto, os efeitos inflacionários continuam a contribuir para o crescimento nominal do Varejo. Descontados esses efeitos, ainda estamos em um patamar abaixo de 2019”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, o macrossetor de Bens Não Duráveis sofreu aceleração na passagem mensal, enquanto Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços experimentaram desaceleração.
No macrossetor de Bens Não Duráveis, Supermercados e Hipermercados colaboraram para a aceleração. No macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, o destaque para a desaceleração foi o segmento do Vestuário.
Já no macrossetor de Serviços, o segmento de Turismo e Transporte foi o principal responsável pela desaceleração.
Bruno Soares / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA