Vendas no varejo sobem 0,7% em julho ante junho; previsão era de +0,5

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São Paulo – As vendas do comércio varejista restrito, que excluem veículos e material de construção, cresceram 0,7% em julho ante junho, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima da previsão de +0,5%, conforme mediana das estimativas coletadas pelo Termômetro CMA.

Na comparação com julho de 2022, as vendas no varejo subiram 2,4%, também acima da mediana das estimavas de +2,0% coletadas pelo Termômetro CMA.

Em base mensal, quatro atividades avançaram: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Já em Tecidos, vestuário e calçados (-2,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), Móveis e eletrodomésticos (-0,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%) houve variações negativas.

Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, Veículos, motos, partes e peças registrou houve queda de 6,2% entre junho e julho. Material de construção avançou 0,3%.

Na comparação com um ano antes, houve alta em cinco das oito atividades: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (6,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Móveis e eletrodomésticos (3,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,6%).

Já Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-2,8%) foram os destaques negativos.

Ainda na comparação com julho de 2022, no comércio varejista ampliado, Veículos, motos, partes e peças teve alta de 9,8%, enquanto Produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 19,6%. Material de construção teve retração de 0,3%.