São Paulo – A economia dos Estados Unidos deve continuar se recuperando ao longo deste ano, mas só deve voltar aos níveis anteriores à pandemia do novo coronavírus no final de 2021, segundo o vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Richard Clarida.
“A economia foi seriamente afetada e minha projeção pessoal é de que vamos ver uma recuperação da atividade econômica nos dados do terceiro trimestre, mas o ritmo vai depender do curso do vírus. Essa é uma situação complexa”, disse ele em entrevista para a rede CNBC.
O vice do Fed comentou também sobre o impasse em torno de uma nova rodada de ajuda ao novo coronavírus depois que o auxílio aos desempregados nos Estados Unidos, de US$ 600 por semana, expirou na sexta-feira.
“Quanto mais tempo isso se prolongar, maior o risco de danos à economia em longo prazo”, afirmou Clarida. “Acho que ainda não estamos nesse ponto”, acrescentou.
Democratas e a Casa Branca seguem em negociação e os líderes em Washington expressaram a probabilidade de que algum compromisso seja alcançado.