Volkswagen cancela layoff previsto para agosto na fábrica de Taubaté

588

São Paulo – A Volkswagen cancelou o layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) previsto para agosto na fábrica de Taubaté. O anúncio foi feito pela montadora neste domingo (23), após a melhora no desempenho de vendas e negociação para troca da ferramenta de flexibilização com o sindicato, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).

Segundo o sindicato, ao invés da suspensão dos contratos de 800 trabalhadores por até cinco meses, serão aplicados 10 dias de férias coletivas na fábrica a partir de 31 de julho. Essa é mais uma ferramenta de flexibilidade que inibe qualquer tipo de demissão, explica o secretário-geral do Sindmetau, Aldrey Candido, o Piu.

O acordo coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica de Taubaté prevê estabilidade nos empregos até 2025. Atualmente, a fábrica conta com cerca de 3100 funcionários e produz o Polo Track. Além disso, também está prevista a montagem de um novo SUV compacto na planta a partir de 2025.

A empresa informou ainda que a fábrica de São José dos Pinhais (PR) continua com um turno dos trabalhadores em layoff, iniciado em 5 de junho. Já as plantas de São Bernardo do Campo (SP) e São Carlos (SP) estão operando normalmente.

Com informações da Agência Brasil.