Xi diz que China está disposto a colaborar com os EUA e lidar com diferenças

310

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o país está disposto a cooperar com os Estados Unidos para responder e resolver os desafios globais, ao mesmo tempo que ambas as nações administram suas diferenças. A declaração foi dada em uma carta enviada pelo mandatário chinês em um jantar que aconteceu em Nova York ontem (24).

“Se os Estados Unidos e a China conseguirão ou não estabelecer a forma ‘certa’ de convivência seria crucial para o mundo”, disse Xi numa carta entregue num jantar anual do Comitê Nacional para as Relações Estados Unidos-China.

Para o presidente chinês, os laços bilaterais estáveis devem ser construídos sobre os princípios de “respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha”. A fala de Xi vem na esteira da visita do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, a Washington no final desta semana.

O ministro ficará em Washington entre quinta-feira e sábado. A visita de Yi deve pavimentar o esperado encontro entre Xi e Biden em novembro, na ocasião da cúpula organizada pela Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Para os Estados Unidos, a prioridade é estabelecer um relacionamento com a China no que diz respeito às divergências sobre o comércio com Taiwan, e evitar um conflito.

“Os observadores chineses acreditam que a visita (de Wang) abrirá caminho para um possível encontro entre os chefes dos dois Estados, mas acrescentaram que Washington precisa de fazer esforços concretos para abordar as preocupações de Pequim e mostrar a sua sinceridade”, disse o Global Times, controlado pelo Estado chinês, escreveu em um comentário.