Xi promete acelerar desenvolvimento de vacinas contra coronavírus na China

795

São Paulo – O presidente da China, Xi Jinping, prometeu acelerar o desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra o coronavírus causador de pneumonia, ao visitar o Hospital Ditan em Pequim e um escritório local de controle e prevenção de doenças, no distrito de
Chaoyang.

“É necessário organizar universidades, institutos de pesquisa e empresas para conduzir pesquisas científicas, aumentar a pesquisa e o desenvolvimento de reagentes relacionados, vacinas e medicamentos, e buscar inovações o mais cedo possível”, disse Xi, segundo comunicado do Conselho de Estado chinês.

O presidente afirmou que a província de Hubei e a capital Wuhan, epicentro do surto, são as prioridades da prevenção e controle de epidemias, pois a situação nestes locais ainda é muito grave. “Devemos tomar medidas mais vigorosas e decisivas para conter resolutamente a propagação da epidemia”, disse.

Xi destacou a importância de controlar a fonte e interromper a rota de transmissão do vírus, além de preparar hospitais, disponibilizando mais leitos. Além disso, é preciso “aumentar os esforços de pesquisa e acelerar o desenvolvimento de medicamentos com boa eficácia clínica”, acrescentou.

“Contando com o povo, restringiremos resolutamente a propagação e a disseminação da epidemia e venceremos resolutamente a guerra do povo, a guerra geral e a guerra de obstruções para prevenir e controlar a epidemia”, concluiu o presidente.