São Paulo – A XP Investimentos reiterou recomendação de compra da Petrobras com preço-alvo de R$47,80/ação (PETR4 e PETR3), porque considera que a venda da refinaria da Lubnor – por US$ 34 milhões – foi mais um passo na direção de libertar a companhia do risco político de ingerência para controle de preços de combustíveis.
Os principais desafios agora são as grandes refinarias (REGAP, RNEST, REPAR e REFAP), mas acreditamos que não ocorrerão novas vendas antes da decisão das eleições no Brasil e o novo governo eleito começar a demonstrar o norte econômico que irá perseguir, de acordo com a análise.
A venda foi assinada com a Grepar Participações, veículo societário de propriedade conjunta das empresas Grecor Investimentos em Participações Societárias, Greca Distribuidora de Asfaltos e Holding GV Participações. No entanto, a operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, tais como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A Lubnor é o quarto ativo a ter o contrato de compra e venda assinado no âmbito do compromisso firmado pela Petrobras com o CADE em junho de 2019 para a abertura do mercado de refino no Brasil.