Yellen convoca setor privado a participar de financiamento ao clima

554

São Paulo – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen convocou o setor privado a participar de iniciativas de financiamento para a transição de uma energia mais limpa durante painel sobre mudanças climáticas promovido pelo Banco Mundial. Na ocasião, ela reconheceu o papel de credor público dos Estados Unidos para o setor.
“Obviamente, nenhuma quantia de financiamento público por si só será suficiente para cumprir os objetivos do Acordo de Paris. O capital privado será essencial para preencher a lacuna. Enquanto trabalhamos para mobilizar esse capital, devemos continuar a nos concentrar em abordar os desafios contínuos que os mercados emergentes e países em desenvolvimento enfrentam para atrair financiamento do setor privado, especialmente para mitigação de gases de efeito estufa e infraestrutura de adaptação, e para reduzir esses impedimentos ao investimento”, disse.
Yellen lembrou que os Estados Unidos pretendem instalar 500 mil carregadores de veículos elétricos e aumentar o financiamento de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia verde. Além disso, ela citou que no mês passado, o presidente norte-americano, Joe Biden, foi à Assembleia Geral das Nações Unidas e se comprometeu com US$ 11,4 bilhões por ano, incluindo financiamento para esforços de adaptação.
“Os Estados Unidos são um grande acionista dos bancos multilaterais de desenvolvimento e temos o compromisso de usar nossa posição de liderança para ajudar a facilitar uma transição global em direção a emissões zero líquidas até a metade do século. Na verdade, convoquei uma reunião dos chefes dos bancos multilaterais de desenvolvimento durante o verão e pedi que cada instituição desenvolvesse planos concretos para aumentar suas ambições climáticas e identificar maneiras específicas de cada uma mobilizar o financiamento climático para os países em desenvolvimento”, afirmou.