Zelensky anuncia cúpula em Malta para discutir plano de paz para a Ucrânia

292

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que telefonou para seu colega norte-americano, Joe Biden, e anunciou, no seu discurso diário em seu canal no Telegram, que ainda em outubro acontecerá uma cúpula na ilha europeia de Malta para discutir um plano de paz para a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Informei o Presidente Biden, de uma grande reunião internacional sobre a Fórmula de Paz, que terá lugar em Malta este mês, disse. Os Estados Unidos apoiam a implementação da Fórmula de Paz, afirmou.

O presidente ucraniano ainda falou ter conversado com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e elogiou a postura da entidade. A ONU pronta para enviar um representante para a próxima reunião, que, explicou, voltará a reunir conselheiros dos presidentes ou governos que apoiam o documento.

Já em sua conta no X (antigo Twitter), Zelensky agradeceu a Biden pelo discurso que o mandatário norte-americano fez ontem. “A Ucrânia está grata por todo o apoio dos Estados Unidos e pela sua crença inabalável de que o humanismo, a liberdade, a independência e a ordem internacional baseada em regras devem sempre triunfar”, disse.

“O apoio bipartidário inabalável à Ucrânia nos Estados Unidos é incrivelmente encorajador para todos os nossos guerreiros e para toda a nossa nação. O investimento norte-americano na defesa da Ucrânia garantirá a segurança a longo prazo para toda a Europa e para o mundo”, concluiu.