Zelensky participará da cúpula do G7 no Japão, intensificando pressão sobre Rússia

803

São Paulo – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estará presente na cúpula do Grupo dos Sete (G7) em Hiroshima, no Japão, no domingo (21), segundo autoridades ucranianas e ocidentais citadas por veículos de imprensa como Financial Times (FT) e The New York Times (NYT).

A presença de Zelensky tem como objetivo fortalecer o compromisso dos países do G7 com a Ucrânia e buscar o apoio de nações como India e Brasil, que não são integrantes do grupo, de acordo com fontes anônimas mencionadas pelo FT.

É esperado que durante a cúpula sejam anunciadas novas sanções contra a Rússia, além de uma maior colaboração entre os países para combater a crescente influência da China.

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, afirmou à televisão estatal que “coisas muito importantes serão decididas lá” e que a presença de Zelensky é “absolutamente essencial para defender nossos interesses”.

Segundo o NYT, várias autoridades afirmaram que a presença de Zelensky poderia dificultar a relutância de líderes de países como India, Brasil e outros em apoiar a Ucrânia diante da Rússia.

A participação do presidente ucraniano está programada para o dia em que líderes como Narendra Modi, Luiz Inácio Lula da Silva e outros convidados se juntarão aos Estados Unidos e aos demais membros do G7 na sessão de trabalho “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”. Lula deverá defender iniciativas de paz para a Ucrânia que vão além do âmbito do G7, propostas pelo Brasil, China e agora países africanos, liderados pela África do Sul.