São Paulo – O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, visitou pela primeira vez a Ucrânia desde que a guerra começou há quase seis meses, de olho em maneiras de expandir as exportações de grãos. A visita foi registrada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que se reuniu com o líder turco.
“A visita do presidente da Turquia à Ucrânia é uma poderosa mensagem de apoio de um país tão poderoso”, publicou Zelensky em seu perfil do Telegram. “Durante a reunião em Lviv, discutimos com Erdoğan a possibilidade de melhorar a iniciativa de grãos, além da situação em torno da usina de Zaporizhzhia”.
Erdogan, cuja nação é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que apoia a Ucrânia na guerra, é cada vez mais dependente da Rússia para o comércio, e tem oscilado entre Putin e Zelensky buscando mediar o conflito. No início deste mês, o líder turco se reuniu no sul da Rússia sobre as mesmas questões com o presidente russo.
Mais cedo, Zelensky se encontrou com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também em Lviv.
“Discutimos as possíveis direções de seu desenvolvimento, a questão da deportação ilegal e forçada de ucranianos, a libertação de nossos militares e médicos do cativeiro”, disse o mandatário após o encontro.
O presidente ucraniano agora deve se reunir com Guterres e Erdogan num encontro conjunto, com o intuito de continuarem as negociações sobre a questão da exportação de grãos.