Zelensky visita porto na Ucrânia e anuncia retomada da exportação de grãos

1084

São Paulo – O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou que o primeiro navio carregado com grãos ucranianos está programado para partir de um porto do sul, sob supervisão turca, desde o início da guerra.

“Estamos prontos para exportar grãos ucranianos. Estamos aguardando sinais de nossos parceiros sobre o início do transporte”, disse Zelensky em uma postagem no seu perfil do Telegram. “É um navio turco”, acrescentou.

O presidente voltou a ressaltar a importância de manter a Ucrânia como um dos países garantidores da segurança alimentar mundial.

“Enquanto alguém, bloqueando o Mar Negro, tirar suas vidas de outros estados, damos a eles a oportunidade de sobreviver”, disse Zelensky, se referindo ao governo de Moscou.

A retomada das exportações de grãos pela Ucrânia ocorre após um acordo costurado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdoğan e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, que estabeleceu a criação de “corredores seguros” nos portos de Odessa e suas cidades-satélites de Pivdennyi e Chornomorsk.

O acordo quase chegou a ser rompido após um bombardeio russo ao porto de Odessa. Moscou alegou que os ataques tinham como alvo apenas equipamentos militares que o Ocidente continua a enviar à Ucrânia.